27.6 C
Luanda Province
Sexta-feira, Julho 19, 2024
 

Empresas Angolanas do Sector Petrolífero Buscam Oportunidades de Negócio na Namíbia

Um grupo de empresários angolanos do ramo de prestação de serviços ao sector petrolífero, esteve presente no evento denominado Namíbia Oil & Gas Conference, que decorreu nos dias 16 e 17 de Agosto, em Windhoek. O evento reuniu entidades do governo namibiano, líderes empresariais e especialistas interessados em explorar oportunidades de negócios no emergente mercado de Oil & Gas namibiano. 

A delegação angolana liderada pela empresa Sonils, focou-se na identificação de potenciais parceiros e oportunidades de investimentos, requisitos legais, cadeia de valor, financiamento e desenvolvimento do capital humano. Para além da Sonils, fizeram também parte da comitiva as empresas Tecsep, Kwanda Base e Octomar, que em conjunto exploraram oportunidades de negócios, bem como, mostrar o potencial do empresariado angolano do sector de Oil & Gas. 

Desde o início do corrente ano, as grandes multinacionais Shell e TotalEnergies anunciaram descobertas no offshore da Namíbia. A TotalEnergies SE fez uma grande descoberta em Fevereiro na costa da Namíbia. Três semanas após a Shell Plc ter anunciado uma descoberta naquela região do sudoeste de África. O país pode iniciar a produção por volta de 2030 ou um pouco mais cedo se as avaliações das recentes descobertas apoiarem as estimativas iniciais e, é claro, as principais empresas se comprometeram em desenvolver essas descobertas, tornando a Namíbia no principal destaque da indústria de petróleo e gás africana e do mundo. 

Com mais de 50 anos de produção de petróleo e gás, Angola já conta com alguns empresários com anos de experiência na prestação de bens e serviços no sector petrolífero. Tanto a Sonangol como a Sonils e Kwanda Base, estão de olhos no negócio de implementação de bases logísticas na Namíbia, enquanto outras empresas angolanas procuram oportunidades em serviços especializados inspecção de equipamentos, procurement e serviços marítimos. 

Angola e Namíbia buscam um caminho de colaboração estratégica no sector petrolífero, após a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola e Ministério das Minas e Energia da Namíbia, que visa impulsionar o desenvolvimento económico e aprofundar as relações bilaterais.

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

Recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui