A empresa petrolífera Total, em parceria com desenvolvedores locais, está entre as que mais crescem no mundo e irão cubrir até 2 GW das necessidades energéticas.
A supermajor total irá se tornar em um dos maiores players do sector de energia solar nas zonas mais quentes de Espanha depois de assinarem os acordos que irão cobrir 2 GW.
A mudança para o mercado espanhol ocorre apenas uma semana depois que o grupo petrolífero anunciou um acordo de $500 milhões com o grupo Adani para adquirir uma participação de 50% em seu portfólio solar indiano.
A Total planeia a compra de até 1,2GW de capacidade fotovoltaica em desenvolvimento pela espanhola Solarbay, e uma participação nos 800 MW iniciais numa joint venture 65/35 separada com a empresa powertis.
A espanha está entre as 7 principais potências do mercado global, graças à excelente insolação, políticas de apoio e oportunidades emergentes para PPAs renováveis corporativos. A Galp está prestes a se tornar o maior player solar ibérico depois de comprar um portfólio fotovoltaico de 2,9 GW da ACS.
A actual base bruta de geração de energia renovável da Total está em 3 GW, com planos de aumentar como parte da mudança para operações de baixa emissão de carbono que poderão representar até 1/5 das vendas até 2040. (recharge).