As exportações de petróleo bruto e derivados da Venezuela caíram significativamente no mês de Outubro em relação a Setembro e em relação ao período homólogo, devido a uma redução dos níveis de produção de petróleo naquele país.
De acordo com os dados de rastreamento de navios e números de exportação da petrolífera estatal PDVSA, as exportações de petróleo e refinados da Venezuela atingiram uma média de 533 KBPD no mês passado, um declínio de 25% relativamente ao mês de Setembro e 23% em comparação com os volumes exportados no período em 2021.
A baixa produção foi a principal razão para a redução das exportações. A maioria dos carregamentos de petróleo que partiram da Venezuela em Outubro foram para Ásia, principalmente na Malásia e China, por meio de intermediários. Esta queda representa o 4º decréscimo mensal nas exportações de petróleo da Venezuela, que enfrenta sanções dos EUA sobre suas exportações, bem como a falta de investimento em infra-estruturas envelhecidas e empresas petrolíferas estrangeiras, demonstrando pouco interesse no sector do país que detém as maiores reservas de petróleo do mundo.
De acordo com as autoridades venezuelanas, a produção de petróleo da Venezuela caiu 57 KBPD para um volume total de 666 KBPD.