19.7 C
Luanda Province
Thursday, June 13, 2024
 

ExxonMobil Investe $12,93 Biliões em Novo Projecto Offshore Guiana

A ExxonMobil Corp e seus parceiros planeiam investir $12,93 biliões para desenvolver o seu 6º projecto de exploração petrolífera offshore Guiana.

O projecto, chamado de Whiptail, contempla a implementação de uma plataforma de produção flutuante que começará a operar em 2027 e acrescentará cerca de 1,2 MBPD à produção de petróleo do consórcio liderado pela Exxon na Guiana.

A Guiana emergiu como a nova província petrolífera com o crescimento mais rápido do mundo nos últimos 10 anos, com a descoberta de grandes reservas que ultrapassam os 11 biliões de barris de petróleo. A Exxon e seus parceiros, Hess Corp e CNOOC Ltd, produzem actualmente cerca de 400 KBPD a partir de 02 FPSOs, e esperam desenvolver o 10º projecto conjunto offshore Guiana. Até a data, a produção de petróleo já gerou mais de $2,8 biliões em receitas directas para aquele país e gerou cerca de  4.400 postos de trabalho para cidadãos guianenses.

O projeto Whiptail, detalhado na Análise de Impacto Ambiental divulgada pelo governo guianense, é  semelhante ao 5º projecto da Exxon denominado Uaru, que tem uma produção de 250 KBPD. No início deste ano, a Exxon, Hess e CNOOC se comprometeram a investir $12,7 biliões no projecto Uaru. O projecto Whiptail não prevê a produção de gás natural, uma vez que estudos indicaram que uma redução na injecção de gás poderia resultar numa diminuição da recuperação de petróleo.

O grupo empreiteiro almeja perfurar um total de 72 poços até o final de 2024. A instalação de componentes submarinos está prevista para iniciar as operações  no 2º semestre de 2025.

O projecto prevê a geração de  540 postos de trabalho durante a fase de pesquisa e desenvolvimento, e cerca de 180 outros postos de trabalho na fase de produção.

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here