28.8 C
Luanda Province
Wednesday, May 29, 2024
 

ExxonMobil Regista o Maior Lucro Entre as Multinacionais da Indústria Petrolífera em 2022 

A petrolífera americana ExxonMobil registou um lucro líquido de $56 biliões em 2022, já que o alto volume de negócios atrelado aos múltiplos factores do mercado permitiu à empresa auferir em média de cerca de $6,3 milhões/hora no ano passado e estabelecer não apenas um recorde para a própria companhia, mas também uma alta histórica para a indústria petrolífera ocidental. 

Os resultados da Exxon ultrapassaram em muito o lucro líquido recorde de $45,2 biliões registado em 2008, quando o petróleo atingiu $142/BBL, 30% acima do preço médio do ano passado. Os profundos cortes de custos durante a pandemia ajudaram a sobrecarregar os ganhos do ano passado. 

De acordo com a directora financeira da Exxon, Kathryn Mikells, o lucro geral e o fluxo de caixa aumentaram significativamente de ano a ano, justificado pela combinação de mercados fortes, rendimento forte, produção forte e controle de custos.

A empresa sofreu um impacto de $1,3 bilião nos lucros do 4º trimestre de 2022, devido a um imposto inesperado da União Europeia que começou no último trimestre e a perdas de activos. A companhia  tentou uma acção judicial contra a UE argumentando que a taxa excede a sua autoridade legal.  Excluindo os encargos, o lucro do ano inteiro foi de $59,1 biliões. A produção de petróleo e gás aumentou em cerca de 100 KBPD para 3,8 MBPD. O lucro ajustado por participação de $3,40 superou o consenso de $3,29 por participação.  

As acções da empresa subiram quase 2%, para $115,63 no ano passado, sendo que cada accionista conseguiu colocar no bolso $30 biliões em dinheiro, mais do que em qualquer uma de suas rivais ocidentais, tendo investido ainda $22,7 biliões no negócio. 

O fluxo de caixa das operações disparou para $76,8 biliões, acima dos $48,1 biliões em 2021. A supermajor realçou que deter um balanço patrimonial realmente forte é uma vantagem competitiva, pois permite à empresa esperar por potenciais oportunidades de aquisição e sustentar o seu programa de dividendos intacto, mesmo que os preços de energia registem quedas inesperadas. 

Por outro lado, os gastos da Exxon em novos projectos de petróleo e gás sofreram uma recuperação em 2022 para $22,7 biliões, um aumento de 37% em relação ao ano anterior, fundamentado pelas novas descobertas em Guiana, investimentos no principal campo de xisto dos Estados Unidos, refino de combustível e produtos químicos.

SourceReuters

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

— Publicidade —

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here