Segunda-feira, Novembro 28, 2022

Must read

Mais Artigos

Conferência Anual sobre o Conteúdo Local em Angola

Luanda albergou aquele que foi considerado como “O Maior Evento da Indústria Petrolífera Angolana”, realizado nos passados dias 19 e 20 de Novembro, no Palmeiras Suite Hotel, em Talatona.

Trata-se da 1ª Conferência Anual e Exibição Do Conteúdo Local – Angola 2020, organizada pela PETROANGOLA, numa fase em que se procura aumentar a participação das empresas e cidadãos nacionais no sector petrolífero.

A conferência teve como objectivo auxiliar o desenvolvimento das infra-estruturas industriais, a capacidade técnica das empresas e dos profissionais angolanos na indústria de petróleo & gás e energia, assim como, a criação de políticas que objectivam a promoção do conteúdo local e a diversificação socioeconómica do sector petrolífero nacional.

Tratou-se de um evento semi-presencial que contou com a presença de mais de 978 participantes combinados nos formatos presencial e virtual. Estiveram presentes entidades de destaque do sector petrolífero nacional e internacional, dentre eles, Sua Excelência Secretário de Estado dos Petróleos Eng.º José Alexandre Barroso, em representação do Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, o Presidente do Conselho de Administração da ANPG – Eng.º Paulino Jerônimo, o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol – Eng. Sebastião Gaspar Martins, o Superintendente do Conteúdo Local da Agência Nacional de Petróleos do Brasil – Luiz Bispo, Ileana Ferber – Local Content & Global Supplier Diversity Manager da ExxonMobil, Paul Eardley-Taylor – Responsável pelos Investimentos de Oil & Gas do Standard Bank, o Deputado Joaquim David Ex. Director Geral da Sonangol, bem como a Ex. Ministra dos petróleos a Eng.ª Albina Assis.

Dos conteúdos abordados foi destacada a recente aprovação do novo diploma DPL n.º 271/20 sobre o Conteúdo Local, que congrega vários aspectos legais, anteriormente disseminados em vários outros regulamentos, o que dificultava a sua aplicabilidade e o seu cumprimento por parte dos intervenientes do sector. Foi igualmente sublinhada a obrigatoriedade de todos os participantes do sector em promover o conteúdo local, garantindo e protegendo a participação dos profissionais e empresas na indústria petrolífera, tendo em conta os padrões de qualidade e competitividade universalmente conhecidos e ajustados a realidade angolana.

Os painéis trouxeram discussões relacionadas aos dados do conteúdo local em Angola, apresentados pelo Director Nacional do Conteúdo Local do MIREMPET, Eng.º Domingos Francisco, com o foco de engrandecer a mão de obra já existente no nosso país, uma vez que Angola possui várias empresas prestadoras de serviço no sector petrolífero, e algumas delas se fizeram presentes na exposição da Conferência tais como a TecnhipFMC, BFCT, ChampionX, Operatec, O3GS Mecânica, ACTEMIUM, ACREP, proPETROL, o CENPRIVA, a Pumangol, e a Sonangol Distribuidora. Também foram discutidas questões relativamente ao papel da banca no sector petrolífero, uma vez que até então a banca nacional apenas desempenha funções convencionais no sector como o pagamento de salários e aquisição de moeda estrangeira. Fizeram-se presentes na conferência o Banco BAI e o Standard Bank, com intuito de promoverem a participação dos bancos comerciais na actividade petrolíferas nacional.

Foram igualmente apresentadas a Estratégia de Exploração 2020-2021, bem como a Licitação 2020-2021 apresentadas pela ANPG, onde foram discutidas as formas de participação das empresas nacionais, uma vez que as Licitações constituem uma oportunidade para o conteúdo local.

A Conferência que se realizará anualmente, garante uma maior abertura para a participação das empresas nacionais e profissionais angolanos no sector petrolífero, através da introdução das melhores práticas da indústria de petróleo e gás e da aplicação de políticas sustentáveis direccionadas à alteração da estrutura económica do país, promovendo cada vez mais o investimento local e assegurar maiores benefícios para a economia angolana.

A próxima edição da Conferência Anual Do Conteúdo Local – Angola está agendada para os dias 23 e 24 de Setembro de 2021.


- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes