Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Must read

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

Eficiência e Competitividade – Fatores Essenciais para o Empoderamento das Mulheres na Indústria Petrolífera

As painelistas do Fórum PetroTalks sob o tema “A Visão das Mulheres Sobre o Sector Petrolífero”, foram unânimes sobre a necessidade das mulheres serem competitivas e eficientes para poderem ingressar e melhor se posicionarem na indústria petrolífera. 

Num debate interativo com uma audiência relevante com participantes maioritariamente do género feminino, foram discutidas questões relacionadas com o papel da mulher no oil & gas, seu posicionamento e visão sobre o desenvolvimento da indústria global de petróleo e gás, assim como seus principais desafios quotidianos. As intervenientes defenderam uma maior capacitação profissional e enquedramento de mulheres no sector, e que apesar da discriminação e da dificuldade as mulheres podem e conseguem assumir a liderança das operações. 

Há necessidade de criar legislação específica para ajudar reduzir ao máximo a descriminação das mulheres no sector de oil & gas e com isso incentivar a entrada de mais mulheres neste importante sector da economia nacional. Por outro lado, foram destacados os termos  ‘Excelência e Eficiência’ como exercícios chaves para que as mulheres consigam mais oportunidades e atinjam cargos de alta relevância na indústria petrolífera. 

Quanto a transição energética, as oradoras acreditam ser uma nova oportunidade e grande desafio para as mulheres do sector dos petróleos, uma vez que a transição será feita de forma gradual e haverá a necessidade de se empreender o know-how e a tecnologia da indústria petrolífera para se alavancar os outros tipos de energias, sendo que as mulheres poderão prestar um importante papel neste contexto. 

Fizeram parte do painel mulheres profissionais das principais empresas e instituições que operam na indústria petrolífera local, com destaque para Zenaida Martins – Gestora de Conteúdo Local da empresa ChampionX, Marinela Chipepe – Engenheira de Petróleo e Mecânica da empresa Sonangol, Jacira Lidador – Gestora Financeira de Projectos da empresa Siemens Energy, Djenane Hatewa – Chefe de Serviços de Ambiente e Operações da empresa TotalEnergies e Joana Francisco – Engenheira Chefe de Perfuração da Maurel & Prom Namíbia.

O PetroTalks é o único evento em Angola destinado aos profissionais, empresas, investidores, colaboradores, e estudantes do sector petrolífero angolano, com exibições de novos produtos tecnológicos, inovações, debates, novas ideias e oportunidades de negócio no sector energético. O Evento teve lugar na passada sexta-feira, 11 de Março, no Palmeiras Suíte Hotel, em Talatona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes