Domingo, Outubro 2, 2022

PetroTalks 5ª Edição ʺLicitações Onshore – Desafios, Beneficíos & Oportunidadesʺ

Must read

Foi realizado no passado Sábado, 18 de Julho, pelas 17h00, a 5ª edição do fórum PetroTalks, sob o tema ʺLicitações Onshore  – Desafios, Benefícios & Oportunidadesʺ. Organizado pela PETROANGOLA, o evento foi realizado online e contou com a participação de 100 pessoas, desde profissionais da indústria petrolífera nacional e internacional, investidores, bancos, empresas e estudantes. 

Depois da experiência positiva em Junho, com a primeira edição totalmente online deste fórum, onde foi abordado o tema ʺOs Desafios da Indústria Petrolífera Angolanaʺ, que contou com a presença do experiente economista e empresário – Lago de Carvalho, o professor e advogado – Flávio Inocêncio e o consultor internacional de petróleo e gás – Nuno Rosa. 

O novo surto de co­ro­na­vírus trouxe uma grande ca­mada de in­cer­teza na in­dús­tria de pe­tróleo e gás. A Covid-19 tem im­pac­tado ne­ga­ti­va­mente os dois prin­ci­pais fun­da­mentos do mer­cado do pe­tróleo (oferta/de­manda), tendo cau­sado uma queda brusca de mais de 40% nos preços do barril do pe­tróleo nos mer­cados in­ter­na­ci­o­nais.   

Este ce­nário obrigou o can­ce­la­mento de mais da me­tade das rondas de li­ci­ta­ções pla­ne­adas para este ano em todo mundo, sendo entendimento da PETROANGOLA, que a abordagem sobre as Licitações Onshore, constitui tamanha importância, uma vez que a produção petrolífera angolana encontra-se em declínio acentuado na ordem dos 7%/ano. Nos últimos últimos 2 anos a produção caiu cerca de 250.000 BPD. Esta queda na produção deve-se principalmente pela falta de licitação de novos blocos e a falta de actividades de pesquisa nos diversos campos petrolíferos. 

O encontro foi liderado pelo CEO da PETROANGOLA – Engº Patrício Wanderley Quingongo e contou com a participação do Chefe de departamento de negociações da ANPG – Hélder Iombo, a Técnica sénior de gestão de dados da ANPG – Zaida Caetano, o Gestor de exploração da ANPG – Valentim Silva, o Consultor internacional de petróleo e gás – Nuno Rosa, e o Economista – Afonso Chipepe. 

A primeira discussão centrou-se nos impactos da propagação do coronavírus na indústria petrolífera angolana, prejuízos e custos, assim como os modelos estratégicos adoptados pela ANPG para responder à Covid-19.  

O debate fortemente interactivo com a audiência, abordou matérias enquadradas não só com as Licitações Onshore, como também a experiência passada em 2019 com a licitação dos blocos nas bacias de Benguela e Namibe, uma visão geral de como Angola pode atrair investidores nacionais e internacionais para a indústria petrolífera. 

Procurou-se discutir e explicar questões relacionadas com a participação dos bancos no sector petrolífero, como uma actuação mais ampla dos bancos pode resultar numa maior estimulação de pequenos empresários, investimentos locais e os rendimentos avultados que advenham da indústria de petróleo e gás. As oportunidades relativas a exploração dos campos onshore não foram esquecidos, esperando-se que a entrada em produção desses campos trará vários benefícios sócio-econômicos às comunidades e no país como um todo.

O papel da ANPG para impulsionar o conteúdo local e capacitação das empresas e investidores angolanos, o aumento da transparência no processo de licitação e o engajamento da sociedade civil, criação de eficiência no sector, e igualmente a criação de condições favoráveis para o investimento em território angolano, fruto dos desafios embargados pelo novo modelo de gestão da indústria petrolífera nacional e a promoção do conteúdo local foram das questões mais debatidas no fórum, que teve uma duração de aproximadamente 4 horas, insuficientes para um tema de tamanha importância! 

O PetroTalks é o primeiro e único evento em Angola destinado aos profissionais, empresas, investidores, colaboradores e estudantes do sector petrolífero angolano, com exibições de novos produtos, tecnologias, inovações, debates, novas ideias e oportunidades de negócio no sector energético. O PetroTalks promove o intercâmbio de conhecimento técnico sobre tecnologias actuais e comprovadas por meio de apresentações de documentos técnicos, e podem incluir sessões de painéis.  

A próxima edição do PetroTalks está agendada para o próximo dia 22 de Agosto, com o tema: O Ensino de Petróleo e Gás em Angola.


- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes