Os contratos futuros do petróleo bruto caíram no meio da manhã desta segunda-feira, 06 de Março, com os investidores prevendo uma meta de crescimento da economia chinesa abaixo do esperado, enquanto o crescente consenso nos EUA de um maior aumento na taxa de juros na próxima reunião do FOMC pressionou ainda mais os preços do crude.
O contrato futuro do ICE Brent para entrega em Maio caiu $0,52/bbll (0,61%) em relação ao fecho anterior e fixou-se em $85,31/bbll, enquanto o contrato de petróleo bruto leve da NYMEX WTI para entrega em Abril caiu $0,47/bbl (0,59%) e foi comercializado a $79,21/bbl.
O governo chinês anunciou um crescimento do PIB de 5% para o ano 2023, abaixo das expectativas do mercado que previa uma meta de 5,5%, desafiando as esperanças de uma recuperação mais forte do que o esperado e apontando para uma abordagem mais cautelosa para se avaliar o aproveitamento dos grandes estímulos para apoiar o crescimento.
Os swaps de petróleo bruto de Dubai foram maiores, enquanto os spreads inter-mensais foram menores no meio da manhã desta segunda-feira. O swap do mês de Maio de Dubai foi cotado a $81,87/bbl, uma alta de $0,82/bbl em relação ao fecho do mercado asiático em 3 de Março.
O spread inter-mensal do swap Abril/Maio de Dubai foi fixado em $0,89/bbl, representando uma queda de $0,5/bbl no mesmo período, e o spread inter-mensal Maio/Junho foi fixado em $0,87/bbl, uma queda de $0,2/bbl.
O Brent/Dubai EFS para o mês de Maio foi cotado a $3,51/bbl, uma queda de $0,5/bbl.