26.8 C
Luanda Province
Saturday, May 18, 2024
 

Índia Constrói Maior Parque de Energias Renováveis do Mundo 

A Índia está a marcar passos significativos no projecto de desenvolvimento do maior parque de energias renováveis do mundo, localizado no estado de Gujarat. 

Sob liderança da empresa Adani Green Energy Limited (AGEL), o projecto toma forma numa área desértica no oeste da Índia, com grandes dimensões que poderão ser vistas a partir do espaço. 

O grupo empresarial indiano investe cerca de $20 biliões nesse empreendimento. Uma vez concluído, o parque fornecerá eletricidade limpa o suficiente para abastecer cerca de 16 milhões de residências, representando assim, uma contribuição importante para os esforços do país em reduzir a poluição e atingir suas metas climáticas. 

O projecto, denominado Parque de Energias Renováveis de Khavda, cobrirá mais de 518 Km2, tornando-se na maior central eléctrica do mundo, independentemente da fonte de energia. 

Localizado apenas a 30 km da fronteira entre a Índia e Paquistão, o parque está a ser construído numa área desabitada, o que, segundo a AGEL, representa a melhor utilização possível para aquela localidade. O grupo planeia investir cerca de $100 biliões na transição energética ao longo da próxima década, com a maioria desses investimentos destinados à energias renováveis. 

A Índia enfrenta um desafio considerável à medida que busca equilibrar o crescimento económico e a oferta de energia com a necessidade de reduzir as emissões de carbono, devido ao facto de 70% da eletricidade ainda ser gerada a partir de carvão, fazendo das iniciativas voltadas para impulsionar o desenvolvimento de energias renováveis são fundamentais para a aceleração da transição para fontes mais limpas e sustentáveis.

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

— Publicidade —

Recentes

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here