22.1 C
Luanda Province
Segunda-feira, Julho 15, 2024
 

Mercado de Capitais Ainda Não é Opção Para as Empresas do Conteúdo Local

As empresas prestadoras de serviços ao sector petrolífero voltaram a debater sobre as questões ligadas ao financiamento das suas actividades, na última edição do Fórum Banca Oil & Gas, organizado pela PetroAngola em Maio último. 

Embora se apresente como uma opção de financiamento para as empresas locais, o Mercado de Capitais revelou-se não ser ainda atractivo para as empresas de conteúdo local.  Em causa estão as ambiguidades relativamente a este tipo de financiamento, falta de literacia e o desconhecimento sobre as metodologias, regulações e obrigações associadas ao financiamento via mercado de capitais, evidenciando um grande desafio para as empresas angolanas.

O mercado de capitais é um mecanismo vital para o financiamento empresarial, permitindo que empresas emitam dívidas, obrigações ou vendam acções para captar recursos. No entanto, sua complexa funcionalidade e os rigorosos requisitos impostos podem se tornar obstáculos significativos.

Para participar do mercado de capitais, as empresas precisam cumprir uma série de exigências, como contas auditadas, conformidade com normas de compliance e práticas de governança corporativa. Essas condições, essenciais para assegurar transparência e segurança aos investidores, representam barreiras consideráveis para muitas empresas, especialmente para as pequenas e médias empresas (PMEs), tornando-se num processo oneroso e complexo para as PMEs.

Adicionalmente, a falta de familiaridade com o mercado de capitais e suas operações impede que muitos empresários explorem essa via de financiamento. No Fórum Banca Oil & Gas, foi evidente a necessidade de maior disseminação de conhecimentos e capacitação dos empresários sobre como acessar e utilizar o mercado de capitais.

Sem uma compreensão clara das metodologias e regulamentações, muitas empresas hesitam em buscar essa forma de financiamento, optando por alternativas mais tradicionais e facilmente acessíveis.

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

Recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui