Domingo, Outubro 2, 2022

Navios Petroleiros EUA-Europa Atingem Pico nas Taxas Diárias

Must read

As taxas diárias dos navios petroleiros de médio porte que navegam do Golfo do México dos EUA para  Europa subiram para quase $57.000/dia nesta semana, representando uma alta de 2 anos e um aumento de 12 vezes se comparado ao valor registado no início deste ano.  

O aumento dramático nas tarifas de envio dos EUA para a Europa reflete a escassez global de navios e a mudança nos fluxos comerciais para diferentes mercados devido às sanções económicas decorrentes do conflito Rússia – Ucrânia.   Os dados preliminares mostram que, em geral, os navios-tanque que transportam combustível refinado registaram taxas mais altas do que em qualquer momento nas últimas duas décadas e meia, com a taxa média diária fixada em $40.000. 

A grande alteração verificada nas rotas comerciais contribuiu significativamente para o aumento dos custos diários dos navios-tanque, com as mercadorias sendo desviadas principalmente da Europa Ocidental para a Ásia e a América Latina.  Estima-se que o valor do custo de frete de navios-tanques subirá ainda mais, à medida que a União Europeia se prepara para implementar sanções mais rígidas ao petróleo russo em Dezembro do corrente ano, interrompendo ainda mais rotas e mercados.  

Apesar das crescentes preocupações com a redução da demanda por petróleo e a desaceleração económica global, a recente queda nos preços do petróleo estimulou ainda mais os embarques, o que também impulsionou a subida das taxas de frete em todo o segmento de shipping. 

Os preços internacionais do petróleo caíram cerca de 30% nos últimos 2 meses em meio aos temores de recessão económica em todo mundo, bem como a redução das perspectivas de demanda por energia nas principais regiões do mundo, assim como a estabilização da produção russa e retorno dos 1,2 MBPD produzidos na Líbia.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes