A PETRONAS LNG Ltd (PLL), uma subsidiária da PETRONAS, fechou um contrato por um período de 10 anos para fornecer LNG à CNOOC Gas and Power Trading & Marketing Limited, uma subsidiária da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC). O contrato está avaliado em $7 biliões e prevê um fornecimento de cerca 2,2 MT/ano durante 10 anos, indexado a uma combinação dos índices Brent e Alberta Energy Company (AECO).
Segundo a Petronas, esse contrato vai fortalecer a relação com mais de 1 década com a CNOOC, e também reflete a receptividade dos mercados e o reconhecimento do LNG indexado pela AECO no maior mercado de LNG do mundo. A medida busca aumentar a utilização de LNG como uma fonte de energia mais limpa e económica.
O índice AECO está alojado na plataforma da bolsa ICE NGX commodities, um dos mercados de energia a prazo e spot mais sólido da América do Norte, e também o principal benchmark dos preços do gás natural do Canadá, semelhante ao Henry Hub dos EUA, que é a referência para os preços do gás natural usado como uma indexação aos preços do LNG. A PETRONAS apresentou o índice AECO aos seus clientes em Maio deste ano, após a venda de um carregamento à spot em Bintulu, Malásia, para um comprador no Extremo Oriente.
O acordo com a CNOOC – maior importador de LNG da China, reflete o compromisso da PETRONAS em garantir a segurança do fornecimento por meio de um índice de preços transparente e estável estabelecido, como AECO no mercado de LNG, ao mesmo tempo em que oferece opções de preços adicionais para seus clientes. Quando estiver pronto para operar, o projecto LNG Canada abre o caminho para a PETRONAS fornecer LNG de baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE) para os principais mercados de demanda na Ásia.