28.8 C
Luanda Province
Wednesday, May 29, 2024
 

Namíbia Liderou os Gastos Com a Exploração de Petróleo e Gás em 2022

Os dados estatísticos do sector energético mundial para o ano de 2022, mostraram que as novas descobertas globais de petróleo e gás criaram o maior valor valor da indústria na última década em termos de exploração de petróleo e gás,  com investimentos na ordem dos $33 biliões a um preço base de $60/BBL, que poderão gerar retornos cíclicos de 22%. Este boom na exploração de hidrocarbonetos foi liderado por grandes descobertas na Namíbia, Guiana, Brasil e Argélia.  

As empresas de exploração conseguiram gerar um valor muito alto por meio da selecção estratégica e do foco nos melhores e maiores e potenciais clientes. As descobertas proporcionaram hidrocarbonetos de maior qualidade para os portfólios das empresas, permitindo-lhes reduzir as emissões de carbono e substituindo suprimentos de petróleo e gás menos vantajosos, ao mesmo tempo, em que atendem às necessidades energéticas mundiais.

O valor mais alto veio de descobertas de classe mundial em um novo play em águas profundas na Namíbia, bem como de adições de recursos na Argélia e várias novas descobertas em águas profundas na Guiana e no Brasil, onde a última onda de exploração do pré-sal finalmente teve sucesso. A descoberta média no ano passado foi de mais de 150 MMBOE, mais que o dobro da média dos últimos 10 anos. 

Em 2022, os números de poços de exploração foram menos da metade dos números durante os anos pré-pandêmicos, mas os volumes totais descobertos de 20 BBOE corresponderam aos volumes médios anuais de 2013-2019.

Apesar das incertezas na demanda de petróleo a longo-prazo, as companhias estão a acelerar a exploração de petróleo com a finalidade de atender à demanda de curto e médio prazo, enquanto a exploração de gás se concentrou em geografias que podem abastecer o mercado europeu que se encontra mergulhado numa crise de energia.  Estima-se que os líquidos representaram 60% dos novos recursos descobertos, o que representa a 3ª vez em 20 anos que os recursos líquidos constituem a maioria das novas descobertas. Até 2030, o desenvolvimento acelerado dessas novas descobertas poderia fornecer 1 MBPD e 0,5 MBOPD de gás natural, gerando $15 biliões em fluxo de caixa livre. 

Além disso, o sector de exploração continua a ser dominado por empresas nacionais de petróleo (NOCs) e grandes empresas de petróleo, como a TotalEnergies, QatarEnergy e a Petrobras, que lideram o caminho em novos recursos líquidos descobertos em 2022. No total, as NOCs e as grandes multinacionais representaram quase 3/4 dos novos recursos descobertos.

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

— Publicidade —

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here