28.8 C
Luanda Province
Wednesday, May 29, 2024
 

Para se Atingir as Metas Climáticas Até 2023 Serão Necessários Investimentos Anuais em Energias Renováveis na Ordem dos $5 Trilhões 

Um novo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) revelou que a comunidade global precisa aumentar 4 vezes mais os investimentos anuais em energias renováveis de forma a cumprir com as metas climáticas estabelecidas ao abrigo do acordo de Paris.   

De acordo com a IRENA, os investimentos globais em tecnologias de energia renovável devem exceder $5 trilhões/ano, para se alinhar ao compromisso do acordo climático de Paris, que se resume na limitação do aumento da temperatura a 1,5º C acima dos níveis pré-industriais. 

No ano passado, os investimentos em energias renováveis atingiram o recorde de $1,3 trilhão, que se mostraram insuficientes para combater as mudanças climáticas. A IRENA destacou ainda que um total de $35 trilhões é necessário para a tecnologia de transição energética até 2030, o que inclui melhorar a eficiência, electrificação, expansão da rede e flexibilidade.  

A implantação de energias renováveis deve aumentar de cerca de 3.000 GW/ano para mais de 10.000 GW em 2030, para combater as mudanças climáticas, sendo que deve-se promover mais a igualdade na expansão renovável entre os países industrializados e em desenvolvimento. 

Existem diferenças geográficas significativas nos investimentos renováveis. Nas economias desenvolvidas, os investimentos em energia renovável precisam aumentar apenas cerca de 50% para atingir as metas de mitigação climática. Em contraste, as economias em desenvolvimento devem aumentar os investimentos em um factor de 6. 

Aproximadamente 2/3 da capacidade renovável instalada em 2022 vieram de novos projectos de energia renovável na China, na União Europeia e nos Estados Unidos. A África representou apenas 1% da capacidade renovável instalada.  

O relatório constatou que nos últimos anos houve principalmente investimentos significativos em geração de energia eólica e solar. Os investimentos em hidrogénio, geotérmica e bioenergia também devem aumentar para se atingir as metas climáticas. 

Por outro lado, o sucesso no cumprimento de todas essas metas está à mercê dos investidores privados e dos esforços dos governos mundiais em fornecer políticas adequadas para incentivar o investimento em energia renovável. Isso pode incluir o fornecimento de subsídios, incentivos fiscais ou a implementação de um preço de carbono. 

Os estados e investidores podem fazer a diferença intensificando e acelerando esses investimentos, caso contrário, o mundo enfrentará consequências devastadoras devido às mudanças climáticas.

SourceOilPrice

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

— Publicidade —

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here