Segunda-feira, Novembro 28, 2022

Must read

Mais Artigos

Aluguer de Sondas Aumenta Significativamente

O mercado de plataformas de perfuração offshore está muito mais apertado do que se pensava anteriormente. As taxas diárias de aluguel de uma plataforma offshore estão a aumentar consideravelmente, com o aumento das actividades de perfuração em todo mundo, impulsionado pela alta dos preços das commodities de energia e pelos desenvolvimentos do conflito Rússia/Ucrânia. 

O crescimento da actividade exploratória para níveis nunca antes vistos, tem levado os operadores a reactivar as plataformas ociosas para atender a demanda a longo prazo. Embora muitas dessas unidades inativas sejam reutilizadas, as taxas de utilização comprometida e diárias continuarão a aumentar. A utilização global de jackups situa-se em 82%, com uma demanda de brocas a 79%, enquanto os navios semi-submersíveis estão em 64%. No entanto, os dados mostram que mesmo reativando as plataformas ociosas, a disponibilidade verdadeira de plataformas ainda será muito mais reduzida para responder a demanda crescente. 

Em função do número de vendas, a maioria dos novos contratos de plataformas são fixados a preços mais altos do que os contratos anteriores pela primeira vez nos últimos  anos, ao mesmo tempo em que as operadoras buscam outras soluções para atender à demanda. 

Embora muitos operadores estejam a lançar novos programas de perfuração, boa parte desses projectos não têm previsão de início em 2022, o que confere mais tempos aos empreiteiros para reacativar ou construir mais plataformas de perfuração. Devido aos custos associados, que muitas vezes variam de $50 milhões a $100 milhões, os operadores geralmente optam por reactivar plataformas apenas para contratos de vários anos. As taxas diárias de aluguer rondam agora perto de $400 mil. 

Actualmente, a utilização de plataformas tem maior incidência nas regiões do Golfo do México e do Brasil, onde um elevado número de plataformas estão em fase de contratação e preparação para futuras campanhas de perfuração.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes