Em Agosto, os preços futuros do barril de petróleo sofreram uma queda significativa no mercado internacional após um aumento no mês de Julho.
O Brent, benchmark para as ramas angolanas, ter sido comercializado ao preço mais alto de $61.89/barril, com uma média mensal $59.35/barril representando uma queda de $4.92/bbl, em relação a média alcançada no mês de Julho. O WTI foi comercializado ao preço mais alto de $57.10/barril, numa média mensal de $53.93/barril, uma queda de $3.63/bbl em relação a média alcançada em Julho de $58,56/barril. O diferencial do entre o Brent e o WTI ficou estimado em $4.4/barril.
As ramas angolanas tiveram uma redução em relação ao mês de Julho. As ramas Girassol, Dália, Nemba, Cabinda, foram as mais valorizadas e comercializadas a prémio de $2.19-$2.36-$0.47-$1.34, respetivamente em relação Brent do mês em referência.
A rama Dália atingiu o preço mais alto de $66.29/barril e uma média de $61.71/barril, representando um declínio na ordem dos $3.70 em relação ao mês de Julho; A rama Girassol foi comercializada ao preço mais alto de $65.93/barril e uma média de $61.54/barril, representando um declínio na ordem dos $4.00, em relação ao mês passado; A rama Cabinda chegou a ser comercializada a $65.29/barril como preço mais alto, e com uma média mensal de $60.69/barril, o que constitui uma queda de $4.27, em relação ao mês de Maio. Finalmente, a rama Nemba chegou a ser comercializada ao preço mais alto de $64.64/barril, a uma média mensal de $59.80/barril, o que constituiu uma queda de $3.49 em relação ao mês anterior.
O grade Tapis da malásia, continua a ser o petróleo mais caro do mundo com um API de 43-45º e um teor de enxofre extremamente baixo (0.04%). No entanto, apesar da sua alta valorização no mercado internacional, o Tapis da Malásia registou perdas no mês de Agosto em relação ao mês de Julho, atingindo o preço mais alto de $68.15/barril, e uma média mensal $63.30/barril, menos $4.65, em relação a média alcançada em Julho.
A queda de preços do petróleo para o mês de Agosto é resultado das guerras comerciais entre EUA-China, uma vez que os dois países decidiram tentar reduzir a tensão, em busca de um diálogo. O presidente Donald Trump afirmou que a China expressou o desejo de retomar as negociações bilaterais, contudo o chefe da delegação chinesa apelou uma negociação tranquila, uma vez que um acordo alcançado por ambos os países, proporcionaria benefícios ao estado Norte-Americano e ao Mundo.
O gráfico interativo abaixo ilustra as variações dos preços.
wpDataChart with provided ID not found!