Quarta-feira, Setembro 28, 2022

Exportações de Petróleo Saudita Disparam 147% em Maio

Must read

O valor das exportações de petróleo da Arábia Saudita aumentou de $9,5 biliões para $16,1 biliões em Maio de 2021, um incremento de 147% em relação ao período homólogo.

Este aumento nas exportações de petróleo foi o principal factor impulsionador da subida no valor das exportações sauditas do mês de Maio de 2021, tendo registado um acréscimo 120 % na média ano /ano. Em Maio de 2020, a actividade comercial da Arábia Saudita foi fortemente afectada pelos bloqueios e restrições de viagens devido a propagação da pandemia Covid-19.

O reino também aumentou significativamente a participação das exportações de petróleo nas exportações totais de mercadorias de 65,3% em Maio de 2020 para 73,2% em Maio de 2021.

A China, o maior importador de petróleo do mundo, continua a ser o principal comprador do petróleo saudita. Em Maio de 2021, as exportações sauditas para a China representaram 21,4% do total das exportações, seguidas pela Índia e Japão, com 9,3% e 7,5% de todas as exportações sauditas, respectivamente.

O valor das exportações sauditas subiu logo após os preços do petróleo bruto terem se recuperado da pressão exercida pelo coronavírus no mercado petrolífero. A OPEP + começou a reduzir os cortes de produção em Maio do corrente ano.

A Arabia Saudita está a arrecadar mais receitas do petróleo no corrente ano, especialmente em comparação com o 2º trimestre do ano passado, quando os preços ultra-baixos e o acordo da OPEP+ limitaram as receitas do petróleo para os principais países exportadores de petróleo.

No 2º trimestre de 2020, o valor das exportações sauditas de bens e serviços caíram em torno de 55,8% em relação ao ano anterior, principalmente devido à queda de 61,8% no valor das exportações de petróleo.

O colapso dos preços do petróleo em 2020, para o qual a própria Arábia Saudita contribuiu consideravelmente, forçou o reino a tomar algumas medidas drásticas, como triplicar o imposto sobre valor agregado (IVA) , reduzir os pagamentos às famílias mais pobres e suspendeu os subsídios de custo de vida para os funcionários públicos.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes