Domingo, Agosto 14, 2022

Tecnologia Submarina da Dof Subsea Alcança Taxa de Reaproveitamento de 99% Durante o Descomissionamento

Must read

A Dof Subsea desenvolveu um projecto de descomissionamento em nome da Repsol Sinopec Resources UK, com o objectivo de administrar o projecto através do fornecimento de serviços de engenharia, preparação, remoção e descarte (EPRD) nos campos de Buchan e Hannay no Mar do Norte, tendo alcançado uma taxa combinada de 99% de reciclagem e reaproveitamento do material recuperado.  

O descomissionamento foi realizado ao longo de 74 dias, através da utilização das frotas da empresa Skandi Acergy e Skandi Skansen,  tendo sido recuperados cerca de 135 colchões de concreto com um peso aproximado de 800 toneladas, mais de 12 km de dutos, estruturas SSIV/PLEM, 15,5 km de umbilicais flexíveis, spoolpieces e 1.500 sacos de argamassa e entulhos em geral. O material foi enviado para o Clipper Quay de Aberdeen Harbour, na Escócia, para a dispersão. Cerca de 95% do material foi reciclado e 4% reaproveitado e apenas 1% foi enviado para um aterro como último recurso. 

O produto recuperado foi despachado para uma ampla variedade de aplicação. Um total de 15 colchões de concreto foram reaproveitados em agregado e usados nas estradas num projecto de extensão avaliado em £350.000 em Aberdeen Harbour. As bainhas de plástico dos risers flexíveis e umbilicais foram recicladas por um fornecedor aprovado e todo o metal foi fundido. A DOF Subsea trabalhou em estreita colaboração com a Scotoil Services em Aberdeen durante todo o processo, visto que nenhum resíduo foi contaminado. Todos os metais e plásticos foram removidos e limpos com alta pressão pela Scotoil antes de serem incinerados em altas temperaturas. 

Este foi o segundo projecto de descomissionamento realizado pela Dof Subsea em nome da Repsol Sinopec nos campos de Buchan e Hannay. Em 2019, a empresa executou serviços de EPRD num arco de 124 toneladas em águas rasas, uma das maiores estruturas já desativadas através do porto de Aberdeen. O projecto também incluiu a recuperação de risers e todos os equipamentos associados, alcançando uma taxa combinada de reciclagem e reaproveitamento de 97,7%. Ainda neste ano, a actividade de descomissionamento da DOF Subsea entrará numa nova fase nas águas ao redor do Reino Unido, onde o escopo do trabalho objectiva a remoção de 10 cabeças de poços de produção submarina e 4 cabeças de poços de exploração e avaliação, 2 estacas de suporte de árvores de Natal e várias pernas de árvores em três locais diferentes, bem como a remoção de detritos do fundo do mar, facto que marca uma extensão do trabalho de descomissionamento e representa uma área de crescimento para a empresa. 

A DOF Subsea conta com a responsabilidade de gestão geral do projecto de engenharia, qualidade e HSE, planeamento e controle documental, aquisição e manuseio de materiais, pesquisas, inspeções, além da supervisão offshore e onshore.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes