21.1 C
Luanda Province
Wednesday, June 12, 2024
 

Petrobras Retoma Actividades em África com Aquisição de Activos em São Tomé e Príncipe  

A estatal brasileira Petrobras retomou as suas operações em África, após comprar participações em 03 Blocos em fase de exploração pertencentes à petrolífera Shell plc, localizados no offshore de São Tomé e Príncipe.  

Estas aquisições fazem parte do escopo de um Memorando de Entendimento assinado em 2023 entre a Petrobras e a Shell, com o objectivo de identificar oportunidades de negócios no upstream para ambas empresas.   

A Petrobras detém agora um interesse participativo de 45% nos Blocos 10 e 13, bem como 25% de participação no Bloco 11, enquanto a multinacional britânica continua a ser a operadora dos respectivos ativos, com uma participação de 40% em cada um dos Blocos.   

Além da Shell e a Petrobras, a Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe (ANP-STP) possui uma participação de 15% nos referidos blocos, ao passo que a portuguesa Galp, também é parceira do Bloco 11, com 20% de interesse participativo.  

Nos últimos anos, a Petrobras executou um programa de desinvestimento, que culminou com a alienação de várias participações em projectos tanto no upstream como no downstream, mas agora está em busca de novas oportunidades de investimentos em novos activos. Em Novembro de 2023, a gigante brasileira anunciou um orçamento de $102 biliões em despesas de capital para o período 2024-2028, um aumento de 31% em relação aos últimos 05 anos, com a maior parte do montante a ser gasto para  impulsionar a exploração de petróleo e gás. 

O arranque das operações em São Tomé e Príncipe, marcam o retorno das actividades exploratórias da empresa no continente africano, sendo que estão alinhadas à estratégia de longo prazo do player brasileiro, que visa diversificar o portfólio e reconstruir as reservas de petróleo e gás por meio da exploração de novas fronteiras. 

Os planos da companhia passam pelo aumento da produção para 3,2 MBPD, contra os actuais 2,8 MBPD. A Petrobras planeia investir cerca de $3,1 biliões em exploração em São Tomé e pretende perfurar cerca de 16 poços na Margem Equatorial.

SourceRigzone

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here