24.8 C
Luanda Province
Sábado, Junho 22, 2024
 

PetroTalks – Os Desafios do Sector Petrolífero Para o Quinquénio 2023 – 2027  

Foi realizada na passada Sexta-feira, dia 3 de Março, a primeira edição do PetroTalks para o ano de 2023, sob o tema “Os desafios do Sector Petrolífero Para o Quinquénio 2023-2027”. O evento teve lugar no edifício Kilamba, marginal de Luanda, e juntou especialistas e profissionais do sector num debate interactivo que incitou a participação de todos os presentes.

O painel teve como oradores Joana Francisco – Engenheira Sénior de Perfuração, José de Oliveira – Investigador de Oil & Gas, Afonso Chipepe – Economista, Armindo Costa – PCA da Green Energy e Emanuel Leopoldo – Professor de Oil & Gas. O debate contou ainda com a moderação de Patrício Quingongo – CEO da PetroAngola.

O evento esteve dividido em duas secções, sendo que a primeira serviu para fazer a abertura oficial do acto e uma apresentação sobre o mercado petrolífero, que evidenciou detalhadamente o comportamento do mercado no ano de 2022. A apresentação serviu de background para destacar o ambiente actual vivido na indústria, focalizar a visão de todos presentes para o corrente quinquénio e de igual modo dar início ao debate.

A segunda secção foi dedicada ao debate e interacção com a audiência. Na sequência do debate foram abordados tópicos relacionados a gestão do sector petrolífero ao longo da legislatura passada (2017-2022), como a aprovação de importantes diplomas legais atinentes aos campos marginais, pesquisa adicional nas áreas de desenvolvimento das concessões petrolíferas, produção e comercialização de gás natural não-associado, bem como o conteúdo local no sector dos petróleo.   

Foram também discutidas questões ligadas à separação da função de concessionária com a criação da ANPG, a reestruturação da Sonangol, fusão do Ministério dos Petróleos e o Ministério de Geologia e Minas. Também abordou-se sobre sobre o processo de extensão dos blocos petrolíferos, e em especial, a mais recente extensão do contrato da concessão do Bloco 0 em Cabinda até 2050. Um outro assunto que mereceu a atenção dos oradores foi o encontro mantido entre o Presidente da República, João Lourenço, e os representantes das empresas petrolíferas (ACEPA) em 2017. 

Já na parte final do evento foram deixadas reflexões interessantes sobre os desafios do sector para os próximos 5 anos, que se resumem na necessidade de se aplicarem medidas para se reduzir a demora no processo de aprovação de projectos e contratos e tornar este processo mais eficiente, incentivos para se aumentar a actividade exploratória e a necessidade de se aprofundar a organização do sector petrolífero, uma vez que os conflitos de interesse ainda permanecem mesmo com a criação da ANPG.  

O PetroTalks é um evento que reúne os profissionais da indústria, investidores, colaboradores e acadêmicos, para debates e interações que resultem na descoberta de problemas, oportunidades e soluções que fomentem o desenvolvimento no sector de Oil & Gas. Com exposições de novos produtos, inovações, ideias e tecnologias no sector energético, o PetroTalks, incentiva seus participantes a contribuírem com sua experiência e conhecimento, criando assim uma plateia geradora de opiniões.

O Objectivo do evento continua sendo o de proporcionar maior abertura aos técnicos e empresas operadoras no país, permitindo que os mesmos abordem e apresentem matérias técnicas que visam promover e melhorar a actividade petrolífera no país.

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

Recentes

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui