22.8 C
Luanda Province
Thursday, June 13, 2024
 

Preços dos Combustíveis em Cuba Vão Aumentar 500% Em Meio à Crise Económica

O governo cubano anunciou um aumento de 500% nos preços dos combustíveis a partir de 01 de Fevereiro, numa altura em que o país sofre a sua pior crise económica desde a década de 1990, com os cubanos a prepararem-se agora para enfrentar o que está a ser chamado de crise humanitária.

O governo cubano já não consegue gerir uma campanha maciça de subsídios que impõe preços subsidiados a quase todos os bens e serviços essenciais. O país não consegue manter o preço do combustível, que é o mais barato do mundo.

As autoridades confirmaram na segunda-feira que o custo de um litro de gasolina normal aumentaria dos actuais 20 cêntimos para 1,10 dólares, enquanto a gasolina especial aumentaria de cerca de 25 cêntimos para 1,30 dólares.

Além disso, haverá também um aumento de 25% nos preços da eletricidade, juntamente com um aumento nos preços do gás natural. Os preços da água, do transporte público e dos botijões de gás serão aumentados.

O PIB de Cuba contraiu entre 1% e 2% no ano passado, e o país está a ter dificuldades em importar bens básicos com um défice fiscal de cerca de 19% e uma inflação oficial fixada em 30%.

Com os aumentos de preços previstos para entrar em vigor dentro de duas semanas e meia, e nesta altura os cubanos já fazem filas nos postos de gasolina para obter combustível extra a preços subsidiados e mais baixos.

Os aumentos no combustível elevarão o custo para encher um tanque de 40 litros com gasolina para o equivalente a cerca de $23, em comparação com um salário médio mensal do estado de menos de $16. O governo cubano espera abrir 29 postos de combustível que aceitam pagamento apenas em dólares, criando o potencial de “acesso privilegiado à gasolina”.

Para os cubanos, 2023 foi caracterizado por grandes apagões de energia e longas filas para comprar combustível, prevendo-se que o dia 1 de Fevereiro venha a acrescentar outro choque aos consumidores já em dificuldades.

SourceOilprice

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here