28.8 C
Luanda Province
Wednesday, May 29, 2024
 

Produção do Maior Campo Petrolífero de Angola Vai Parar Por 1 Mês 

A supermajor TotalEnergies deverá interromper a partir do dia 20 de Fevereiro, a produção do campo petrolífero Dália, localizado no Bloco 17, offshore Angola, devido a necessidade de se efectuar uma manutenção planeada por mais de 1 mês. O campo produz actualmente 200 KBPD. 

A manutenção, que se prevê durar 35 dias, vai reduzir significativamente a oferta de petróleo angolano nos mercados internacionais por pelo menos 1 mês. Apenas 30 carregamentos, um número incomumente baixo, devem partir de Angola em Março. Por outro lado, estima-se que Angola poderá até mesmo não exportar qualquer petróleo Dália em Março porque a produção do campo precisará ser encerrada para concluir as obras.  

De acordo com o player francês, as operações de manutenção no campo Dália incluirão inspecções de equipamentos e linhas submarinas, bem como trabalhos relacionados a pontas da flare.  

A produção de Angola, membro da OPEP, já se encontra bem abaixo da produção prevista no acordo da OPEP+, mesmo com os cortes que a aliança iniciou em Novembro de 2022.  

Os últimos dados da Agência Nacional de Petróleo e Gás de Angola, relatam que o país produziu em média apenas 1,088 MBPD em Dezembro, cerca de 4 KBPD acima dos 1,084 MBPD alcançados em Novembro. Apesar deste ligeiro aumento Angola ainda continua muito abaixo da sua meta de produção sob o acordo da OPEP+ de 1,455 MBPD até Dezembro de 2023 ou até que a coalizão decida o contrário.   

A redução da oferta de Angola ocorrerá num momento crítico para o mercado petrolífero global, logo após a entrada em vigor da proibição da UE às importações de petróleo da Rússia por via marítima. Os mercados de petróleo e diesel estão a se preparar para um Fevereiro caótico depois que a proibição da UE às importações de produtos petrolíferos refinados russos entrar em vigor no dia 5 de Fevereiro. 

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

— Publicidade —

Recentes

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here