24.8 C
Luanda Province
Sábado, Junho 22, 2024
 

Rússia Explora Alternativas para Limitar Escassez de Gasolina

A Rússia encontra-se a explorar opções para importar gasolina do Cazaquistão devido à diminuição da capacidade de refino causada pela manutenção sazonal e danos de ataques de drones ucranianos. 

A Rússia solicitou ao Cazaquistão para se preparar para fornecer cerca de 100.000 toneladas de gasolina, de modo a compensar a possível escassez no mercado interno. Além disso, a Rússia está pronta para importar gasolina de Belarus caso a oferta doméstica não seja suficiente para atender à demanda. 

Estima-se que as exportações de gasolina russas por ferrovia tenham sido reduzidas pela metade após a imposição de uma proibição de 06 meses, com início no passado dia 01 de Março, visando garantir o suprimento interno durante a temporada de alta demanda. Várias refinarias estão passando por manutenção regular e reparos urgentes após os ataques de drones ucranianos. 

Essa não é a primeira vez que a Rússia toma medidas para proteger seu mercado interno. Em 2023, suspendeu as exportações de diesel e gasolina para estabilizar os preços domésticos diante da escassez e dos preços em alta. 

Os ataques de drones ucranianos afetaram significativamente a capacidade de refino de petróleo russa, retirando do ar cerca de 14% da capacidade total. Isso equivale a aproximadamente 900 KBPD. 

Recentemente, fortes inundações de primavera também prejudicaram uma refinaria na Rússia, resultando no fechamento da instalação e na evacuação de milhares de pessoas. 

Esses desafios estão levando a Rússia a buscar alternativas para garantir o abastecimento de combustível, destacando a importância da cooperação regional e da flexibilidade diante de crises no sector energético.

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

Recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui