25.8 C
Luanda Province
Sunday, May 19, 2024
 

Shell Faz Nova Descoberta de Petróleo na Namíbia 

A gigante de energia Shell, fez uma nova descoberta de petróleo leve com o poço de exploração em águas profundas Jonker-1X na costa da Namíbia. Esta é a 3ª descoberta de petróleo feita na Namíbia desde fevereiro de 2022. 

De acordo com a empresa QatarEnergy, parceira da Shell na licença de exploração PEL-39, o poço Jonker-1X está localizado na concessão PEL-39, a cerca de 270 km do litoral namibiano e foi perfurado com a plataforma de perfuração semissubmersível Deepsea Bollsta da Northern Ocean, a uma profundidade total de 6.168 metros numa lâmina de água de 2.210 metros.  

As operações de perfuração começaram em dezembro de 2022 e foram concluídas com segurança nos últimos dias. Os dados adquiridos estão a ser avaliados, enquanto uma avaliação adicional está programada para determinar o tamanho e o potencial recuperável da descoberta. 

A Shell contratou a plataforma semissubmersível Deepsea Bollsta em agosto de 2022 e a Odfjell Drilling, como gerente de operações, mudou-se para reativar a plataforma para o início das operações no 4ºT 2022, enquanto a Northern Ocean realizou uma colocação privada para levantar receitas brutas de cerca de $40 milhões para financiar a reativação.  A plataforma semissubmersível Deepsea Bollsta de 6ª geração foi construída em 2020, é de design Moss CS60E e foi configurada para acomodar 140 pessoas e realizar operações em ambientes benignos e agressivos em profundidades de água de até 3.000 metros.  

Esta descoberta segue a um anúncio semelhante feito pela Shell em fevereiro de 2022, depois de ter alcançado bons resultados no poço Graff-1 situado no Bloco 2913A, na Bacia de Orange, na costa da Namíbia.  

A licença de exploração PEL-39 é detida por um consórcio composto pela Shell, que opera a referida área com uma participação de 45%, QatarEnergy (45%) e a National Petroleum Corporation of Namibia – NAMCOR (10%).

Subscreva

- Obtenha acesso total aos nossos conteúdos premiums

— Publicidade —

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here