Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Must read

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

TotalEnergies Entra no Pré-sal do Brasil

A supermajor francesa TotalEnergies formalizou o pagamento de $940 milhões à Petrobras por uma participação minoritária no campo de Atapu no pré-sal da bacia de Santos, a cerca de 200 km da costa do Rio de Janeiro. 

O pagamento veio na sequência de um anúncio semelhante feito há 2 semanas, quando a gigante europeia Shell adquiriu uma participação da estatal brasileira no campo de Atapu no valor de $1,1 bilião. 

Ambos os pagamentos representam uma compensação que cobre os custos irrecuperáveis até agora incorridos pela operadora Petrobras, que em 2010 recebeu direitos contratuais para produzir 550 MMBBLSs de óleo equivalente de Atapu.

O Consórcio está composto pela Petrobras com 52,5%, Shell (25%) e TotalEnergies (22,5%), tendo a as partes concordado em dezembro do ano passado adquirir os volumes excedentes que foram licitados pelo governo brasileiro referente ao campo de Atapu. Embora os volumes excedentes nunca foram divulgados, os parceiros se comprometeram em trabalhar juntos para desenvolver os recursos remanescentes em Atapu, onde a produção começou em junho de 2020 por meio da FPSO P-70.

Por outro lado, a recente negociação também abrirá caminho para a assinatura do contrato de partilha de produção e do acordo de co-participação, sendo que após a assinatura dos 2 acordos, as participações da Petrobras, Shell e TotalEnergies no campo de Atapu serão reorganizadas para corresponder às reservas recuperáveis adequadas a que cada empresa terá direito.

A gigante petrolífera brasileira deverá celebrar em breve um acordo similar para o campo de Sépia no pré-sal, depois que os volumes excedentes foram adquiridos na rodada de licitação do ano passado, por um consórcio liderado pela Petrobras com 30% de participação, TotalEnergies com 28% e as empresas Petronas e QatarEnergy com 21% cada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes