A empresa italiana de petróleo e gás, Eni, e a National Oil Corporation da Líbia (NOC) assinaram um acordo para o desenvolvimento de um projecto estratégico que visa aumentar a produção de gás para abastecer o mercado líbio, bem como garantir a exportação para a Europa.
Ambas empresas concordaram com o desenvolvimento do projecto Structures A&E que compreenderá 2 campos de gás localizados na área D, Offshore Líbia. O investimento total estimado é de $8 biliões. O projecto é considerado como o primeiro grande empreendimento na Líbia desde o início dos anos 2000s.
A produção combinada de gás das duas estruturas deve começar em 2026 e atingir um pico de 750 MMSCFD. A produção será assegurada por meio de duas plataformas principais ligadas às instalações de tratamento existentes no Complexo Mellitah. O projecto também inclui a construção de uma instalação de captura e armazenamento de carbono (CCS) em Mellitah.
De acordo com o CEO da Eni, Claudio Descalzi, este acordo permitirá importantes investimentos no sector energético da Líbia, contribuindo para o desenvolvimento local e a criação de empregos, ao mesmo tempo em que fortalece o papel da Eni como operadora líder no país.
As operações são realizadas através da empresa conjunta Mellitah Oil and Gas BV, na qual a Eni e a NOC detêm 50% cada. A produção média de gás em 2022 foi de 165 KBOPD. A Eni opera na Líbia desde 1959, com uma quota de 80% da produção nacional (1,6 BSCF em 2022).