A major norueguesa Equinor ASA terá um prejuízo avaliado em $1,8 biliões no campo Mariner, após reduzir as estimativas de reserva para a acumulação de petróleo do Mar do Norte do Reino Unido.
A Equinor baixou as estimativas de reservas totais recuperáveis de 275 MMBLLS para cerca de 180 MMBBLS, uma queda de mais de 30%. A revisão está vinculada a uma interpretação actualizada dos dados sísmicos e à experiência da produção do reservatório Maureen, um dos 2 no campo.
O prejuízo, que será refletido nos resultados do 4º trimestre a serem divulgados em fevereiro, ocorre após a Equinor ter anunciado na passada terça-feira, 11 de janeiro, um prejuízo comercial de gás estimado entre $1,4 bilião a $1,5 bilião. As reservas do campo Mariner têm uma ampla gama de incertezas devido à alta complexidade do subsolo e a sua fase inicial de produção. O modelo de reservatório revisado é suportado pelos resultados de perfuração do 1º poço no reservatório de Heimdal no 4º trimestre.
A Equinor afirmou estar comprometida em trabalhar com os seus parceiros da joint venture no campo Mariner, a fim de identificar oportunidades para melhorar a recuperação e a produção. Representantes da empresa afirmaram também que a mesma pretende continuar a perfurar no campo e prolongar o fluxo de caixa no futuro.
O campo Mariner começou a produzir em 2019 e está localizado na East Shetland Platform do Mar do Norte no Reino Unido, cerca de 150 km a leste de Shetland. A Equinor é operadora e possui uma participação de cerca de 65%.