Terça-feira, Agosto 9, 2022

ExxonMobil Anuncia Descoberta de Petróleo em Offshore Guiana

Must read

A ExxonMobil reportou uma descoberta de petróleo no bloco Stabroek offshore da Guiana, no poço Tripletail-1 na área turbot. Estima-se um total de recursos recuperáveis de mais de 6 biliões de barris de petróleo no bloco Stabroek. 

O Tripletail-1 encontra-se aproximadamente a 33m de reservatório de arenitos de alta qualidade. O Tripletail-1, perfurado em 2.003 metros de profundidade, está localizado aproximadamente a 5 km a nordeste da descoberta de Longtail.

Após a conclusão das operações em Tripletail, a sonda Noble Tom Madden perfurará em seguida o poço Uaru-1 localizado aproximadamente a 10 km a leste do campo Liza.

As actividades de exploração e desenvolvimento estão a avançar em outros lugares do bloco Stabroek, a sonda Stena Carron está a perfurar o poço Ranger-2 e, após a conclusão, realizará um teste do poço em Yellowtail-1. O navio de perfuração Noble Douglas está actualmente a concluir as operações de perfuração e desenvolvimento para o projecto Fase-1 de Liza. A ExxonMobil irá adicionar um 4º navio de perfuração, o Noble Don Taylor, em Outubro de 2019, sendo que continuarão a optimizar os seus planos de perfuração com base nos resultados dos poços e nos estudos em andamento na bacia.

O desenvolvimento da fase-1 de Liza permanece dentro do cronograma para iniciar em 2020 e produzirá até 120.000 bpd utilizando o FPSO Liza Destiny, que chegou a Guiana em 29 de Agosto 2019.

A ExxonMobil aprovou o financiamento para o desenvolvimento da fase-2 do projecto Liza depois de receber aprovações governamentais e regulatórias em Maio de 2019. Previsto para iniciar em meados de 2022, o projecto planea usar o FPSO Liza Unity para produzir até 220.000 bpd. Com as aprovações governamentais pendentes, um terceiro desenvolvimento, a Startup Payara poderá ocorrer em 2023 e a produção atingirá cerca de 220.000 bpd.

O bloco de Stabroek tem 26.800 km2. A Esso Exploration and Guyana Limited, afiliada da ExxonMobil, é operadora e detém uma participação de 45% no bloco de Stabroek. A Hess Guyana Exploration Ltd. detem 30% de participação e a CNOOC Petroleum Gyana Ltd. uma subsidiária integral da CNOOC Ltd. possui 25% de participação.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes