Terça-feira, Agosto 9, 2022

ExxonMobil Anuncia Nova Descoberta De Petróleo em Guiana

Must read

A major petrolífera americana, ExxonMobil, fez uma descoberta de petróleo no poço Whiptail, localizado no bloco Stabroek, na costa da Guiana, na qual poderia formar a base para um desenvolvimento futuro.

Nos poços Whiptail-1, e Whiptail-2 em que os trabalhos deperfuração também se encontram em andamento, foram encontrados a 75m e 51m de profundidade, em reservatórios de arenito com petróleo de alta qualidade. No entanto, a perfuração contínua em ambos os poços para o teste de alvos em maior profundidade e os resultados serão avaliados para um desenvolvimento futuro.

A descoberta Whiptail, localiza-se a aproximadamente 6,44 Km a sudeste da descoberta Uaru-1 que foi anunciada em Janeiro de 2020, e aproximadamente a 4,83 Km a oeste do campo Yellowtail.

O poço Whiptail-1, está a ser perfurado a uma lâmina de água de 1.795m pelo navio-sonda Stena DrillMAX, que perfurou também a descoberta do mês anterior no bloco Stabroek. Por outro lado, o Whiptail-2 localizado a 4,83 Km a nordeste de Whiptail-1, está actualmente a ser perfurado numa lâmina de água de 1.895m pelo Noble Don Taylor.

Para a ExxonMobil, a descoberta aumentará a sua confiança na quantidade e na qualidade dos recursos no sudeste do bloco Stabroek, o que poderá formar um alicerce para um crescimento futuro à medida que continuam a avaliar a melhor sequência de oportunidades dentro do bloco. A companhia almeja desenvolver cerca de 6 projectos até 2027 e vê o potencial para até 10 FPSOs para desenvolver sua base actual de recursos recuperáveis.

A FPSO tem produzido cerca de 120.000 BPD. A 2ª Fase  do Liza Destiny Continua prevista para o princípio de 2022, enquanto o FPSO Liza Unity, um navio com capacidade de produção em cerca de 220.000 BPD chegará em Guiana no final de Agosto do corrente ano.

A estrutura do FPSO Prosperity, está completa e as actividades de construção dos topsides continuam em curso em Singapura, e espera-se que entre em operação em 2024. O 1º poço de desenvolvimento Payara foi perfurado em Junho de 2021, e a instalação offshore SURF começará no 3º trimestre de 2021.

O Yellowtail, identificado como 4º projecto de desenvolvimento no bloco Stabroek offshore da Guiana, tem início previsto para 2025. Após as aprovações governamentais necessárias e uma decisão final de investimento, este projecto desenvolverá os campos Yellowtail e Redtail, pelos quais encontram-se localizados a cerca de 30 Km a sudeste do campo Liza e outros recursos adjacentes.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes