Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

Must read

Mais Artigos

ExxonMobil Faz Novas Descobertas de Petróleo e Gás no Offshore da Guiana

A empresa de petróleo e gás dos EUA, ExxonMobil, fez mais 2 descobertas de petróleo e gás nos poços Sailfin-1 e Yarrow-1 no bloco Stabroek, na costa da Guiana, elevando o número de descobertas no bloco para mais de 30 desde 2015. 

O poço Sailfin-1 foi perfurado em uma lâmina de água de 4.616 pés e encontrou 312 pés de arenito contendo hidrocarbonetos, enquanto o poço Yarrow-1 foi perfurado em 3.560 pés de lâmina de água e encontrou 75 pés de arenito contendo hidrocarbonetos. 

Embora não sejam conhecidos ainda os volumes de petróleo e gás encontrados, estima-se que as novas descobertas ajudarão a catapultar a produção do país para elevados níveis.  

De acordo com a empresa, o desenvolvimento e a produção offshore da Guiana aumentou em um ritmo que excede em muito a média da indústria, os 2 projectos sancionados pela Exxon, nomeadamente, Liza Fase 1 e Liza Fase 2, estão agora a produzir acima da capacidade projectada e já alcançaram uma média de quase 360 KBPD. A supermajor espera que a produção total da Guiana ultrapasse 1 MBPD até o final desta década. 

Enquanto isso, a petrolífera americana prevê lançar o 3º projecto, Payara, até o final de 2023, enquanto o 4º projecto, Yellowtail, poderá iniciar as operações em 2025. A Exxon é a operadora do bloco Stabroek, onde detém 45% de participação, em parceria com a Hess Corp. (NYSE: HES) e Cnooc (OTCPK: CEOHF) que possuem 30% e 25% de participação na referida concessão, respectivamente.  

Actualmente, a produção de petróleo e gás da Exxon está bem abaixo dos níveis recordes, com uma média cifrada em 3,7 MBOPD até Junho deste ano, o que reflecte uma queda de quase 10% em relação aos volumes registados em 2016 de 4,1 MBOPD.

- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes