Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Must read

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

ExxonMobil Inicia Produção do Campo Liza Fase 2 Offshore Guiana

A supermajor norte-americana ExxonMobil iniciou a produção de seu 2º desenvolvimento offshore Liza Fase 2 no prolífico bloco Stabroek com a FPSO Liza Unity, projectada com uma capacidade de produção de 220 KBPD de petróleo e 400 Mm3/d de gás natural. 

A FPSO Liza Unity encontra-se ancorada numa lâmina de água de cerca de 1.650 m, e tem capacidade de armazenamento de 2 MMBBLS, sendo que a previsão é que atinja o seu potencial de produção máximo ainda este ano.  Em dezembro de 2019, a ExxonMobil iniciou a produção do campo de Liza fase 1 através do FPSO Liza Destiny que atingiu a capacidade máxima de 120 KBPD no mesmo período em 2020. Para este ano, está prevista a expansão da capacidade de produção do Liza Destiny para mais de 140 KBPD após os trabalhos de otimização da produção. 

Está em curso a construção do FPSO Prosperity para operar o campo de Payara, o 3º desenvolvimento da companhia no bloco Stabroek, a unidade terá uma capacidade de produção de 220 KBPD, com a previsão de fluxo do primeiro petróleo em 2024. Por outro lado, espera-se que pelo menos 6 FPSOs estejam em operação no bloco Stabroek até 2027, com potencial para até 10 FPSOs desenvolverem os recursos descobertos actualmente estimados em mais de 10 biliões de barris de óleo equivalente. 

A ExxonMobil está actualmente a executar actividades de exploração e avaliação no bloco Stabroek, de formas a encontrar descobertas adicionais e delinear melhor o potencial das descobertas existentes. A petrolífera norte-americana opera o bloco Stabroek com uma participação de 45%, em parceria com a Hess (30%) e a CNOOC International (25%).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes