Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

Must read

Mais Artigos

Líbia Continua a Recuperar e já Produz Quase 1 MBPD

A produção de petróleo da Líbia tem aumentado gradualmente graças ao término do bloqueio dos seus campos ocidentais e a reabertura dos portos no leste do país. Segundo autoridades daquele país, a Líbia já produz atualmente 963 KBPD.

A produção Líbia tem oscilado significativamente desde meados de dezembro, quando milícias forçaram o fecho de campos ocidentais, incluindo o maior da Líbia, Sharara, devido a disputas políticas e reclamações salariais. O sector de petróleo e gás foi ainda mais afectado quando um grande oleoduto foi fechado para reparos no início de janeiro, momento em que condições climáticas adversas forçaram o fecho de pelo menos 4 portos no país.

A produção diária da Líbia, que atingiu uma média de 1,2 MBPD em 2021, caiu para 700 KBPD. O campo Sharara produziu 200 KBD na última quarta-feira, cerca de 60% da sua capacidade. As exportações Líbias, por seu lado,  ainda podem ser prejudicadas, pelo menos nos próximos dias, pelo fecho dos portos do oeste e também devido ao mau tempo.

O mercado petrolífero tem observado de perto a situação da Líbia. O país tem as maiores reservas de petróleo de África e qualquer interrupção apertaria ainda mais o mercado em um momento em que a demanda está em recuperação. O petróleo WTI já subiu 10%, sendo comercializado a $83/BBL, estendendo o aumento de 55% em relação a 2021.

A volatilidade na produção Líbia ocorre num momento em que aumentam as tensões políticas naquele país. As eleições presidenciais inicialmente marcadas para 24 de dezembro, foram adiadas devido à ameaças de conflitos por parte de candidatos, colocando mais riscos para o sector petrolífero da Líbia.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes