Terça-feira, Agosto 9, 2022

Lukoil Vai Desenvolver Campo no Iraque

Must read

A major petrolífera russa, Lukoil, entrou com uma proposta preliminar no Iraque de desenvolvimento do campo petrolífero Eridu, cujas reservas são estimadas em até 12 biliões de barris, o que a torna na maior descoberta do país nos últimos 20 anos.

O campo está localizado no Bloco 10, cerca de 120 km a oeste de Basra, no sul do Iraque, e tem um pico de produção estimado entre 250 KBPD e 300 KBPD. O grupo empreiteiro é formado pela Lukoil com 60% e a Inpex do Japão com 40%. A Lukoil terá uma taxa de remuneração de $5,99/BBL, uma das mais altas entre as concessões no Iraque.

A descoberta surgiu após o sucesso da empresa no desenvolvimento do campo West Qurna Fase 2, em meados de 2017, que produzia em média 400 KBPD, cerca de 9% da produção total do Iraque. Com um investimento de cerca de $8 biliões naquele campo, onde  detém 75% de participação, a Lukoil mostrou-se descontente com a baixa taxa de remuneração, apenas $1,15/BBL, pois era a mais baixa paga a qualquer IOC naquele país.

A Rússia deixou claro ao Iraque, em Julho de 2017, que para aumentar a produção nos níveis desejados pelo seu governo, era preciso haver um ajuste nos termos de remuneração por barril. 

O plano de desenvolvimento era de aumentar a produção de petróleo para 480 KBPD na Fase 2 e, em seguida, adicionar outros 650 KBPD ao total na Fase 3, que se concentraria na formação Yamama mais profunda. A meta final foi ligeiramente ajustada de 1,2 MBPD iniciais para 1,13 MBPD. 

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes