De acordo com um relatório da GlobalData, o continente africano vai registar 447 projectos de Oil & Gas com início de operações previstos para o período de 2022 a 2026, e cerca de 150 destes projectos vão advir do segmento midstream. A Nigéria, maior produtor de petróleo do continente, vai contar com aproximadamente ¼ do total destes projectos.
No midstream, o segmento de gasodutos de trunk/transmission constituirá apenas 35% de todos os projectos, seguido pelo armazenamento de petróleo e processamento de gás com 28% e 23%, respectivamente. Os projectos de refinarias e petroquímicas constituem cerca de 40% de todos os próximos projectos de petróleo e gás em África de 2022 a 2026.
Projectos newbuild dominarão o sector no continente, constituindo cerca de 80% do total de projectos em toda a cadeia de valor. A participação em projectos de novas construtoras é especialmente alta nos sectores midstream e petroquímicos, contribuindo com mais de 90%.
Em África, cerca de 43% dos projectos estão em fase de construção e comissionamento e são mais propensos a iniciar operações durante o período de 2022-2026. Cerca de 36% dos projectos estão em fase de planeamento, e o restante foi aprovado e aguarda aprovação.
Entre os países, a Nigéria e o Egipto lideram o cenário de projectos futuros em África, respondendo por 24% e 19% do total de projectos previstos para iniciar as operações entre 2022 e 2026, respectivamente.
Projecto interessante gostava de participar