A estatal indiana Oil and Natural Gas Corporation – ONGC, pretende quadruplicar a sua área de exploração e produção de petróleo e gás até 2025, como parte da estratégia do governo Indiano de reduzir a sua grande dependência das importações de petróleo.
Atualmente, a ONGC é responsável por cerca de 75% da produção de petróleo e gás da Índia, sendo que o seu plano para o futuro do sector petrolífero do país inclui aumentar a área de E&P dos atuais 127.000 Km2 para 500.000 Km2 até 2025.
Nos últimos meses, a Índia, 3º maior importador de petróleo do mundo, viu a sua conta de importação de combustível aumentar exponencialmente, já que a sua economia e refinarias são muito mais sensíveis aos preços internacionais do petróleo do que outras nações importadoras de petróleo.
As importações indianas atendem a mais de 80% da demanda nacional por petróleo, uma situação que pouco tempo atrás levou o país a pedir repetidamente à coalizão OPEP+ para aumentar a produção de petróleo mais do que o planeado, a fim de reduzir os altos preços do petróleo no mercado global.
Por outro lado, a petrolífera nacional também se concentrará no desenvolvimento de hidrogênio verde e outras fontes de aumento da produção doméstica de petróleo e gás natural no país, o que contribuirá para redução da conta de importação de combustíveis.