Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

Must read

Mais Artigos

Nova Sonda de Perfuração a Caminho Da África Do Sul

A plataforma semissubmersível da empresa norueguesa, Island Drilling encontra-se em direcção à África do Sul, para perfuração de um poço de exploração Gazania-1, no offshore sul africano, com data prevista para o 3º trimestre do ano corrente. 

A sonda Island Innovator contratada em Março de 2022, pela Eco (Atlantic) Oil & Gas, tem previsão de chegar ao poço Gazania-1, localizado no Bloco 2B, na Bacia Orange no final de Setembro deste ano. O Bloco 2B cobre uma área de 3.062 Km2 ao longo da costa oeste da África do Sul, a 300 Km ao norte da Cidade do Cabo, com profundidades de água que variam de 50 a 200 m e já conta com uma descoberta feita através do poço AJ-1 estimada em cerca de 56 MMBBLS.  

A perspectiva é que o prospecto Gazania-1 contenha reservas de petróleo leve na ordem dos 300 MMBBLS. Estima-se que o referido poço levará cerca de 25 dias para ser perfurado, numa lâmina de água de 150 m e uma profundidade de aproximadamente 2.800 m, com o objectivo de atingir uma secção de pay up dip até o mergulho da descoberta do AJ-1 e no horizonte de petróleo comprovado.  A companhia canadense Eco Atlantic adquiriu 100% do Grupo Azinam South Africa, aumentando a sua participação em todas as concessões namibianas existentes nas PELs 97, 98, 99 e 100 para 85% e levou a uma nova entrada no país com 2 Blocos offshore na Bacia Orange. 

A Eco, por meio de sua subsidiária Azinam South Africa, opera o Bloco 2B com uma participação de 50% e lidera a Joint-Venture composta pela Africa Energy Corp (27.5%), Panoro Energy (12.5%) e Crown Energy (10%).  Os sócios da JV pretendem cumprir com todo regulamento relacionado à proteção ambiental e fechar o poço após o teste, sem que nenhum equipamento seja deixado no fundo do mar. Além disso, foi aprovada a opção de perfuração de um poço sidetrack condicionada à descoberta no alvo principal. Prevê-se que o poço seja de baixa pressão e baixa temperatura com base na avaliação de todos os poços regionais. 

A Plataforma Island Innovator, construída em 2012, é uma unidade de perfuração semi-submersível totalmente equipada para perfuração e intervenção em poços pesados em moldes submarinos.  A embarcação é um projecto aprimorado GM4000 WI de 6ª geração, com comprimento total de 104 m e uma capacidade de carga de 11.500 toneladas.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes