As companhias petrolíferas do Mar do Norte no Reino Unido devem registar margens de caixa e lucros recordes este ano, à medida que procuram estender o tempo de vida útil dos seus campos petrolíferos em meio aos altos preços do petróleo e gás nos mercados internacionais.
O potencial do Mar do Norte ainda é muito atractivo para os operadores de petróleo e gás no curto prazo, embora as incertezas de longo prazo sobre a aprovação do desenvolvimento de novos campos petrolíferos e as metas de descarbonização do Reino Unido continuem a pairar sobre a indústria.
No ano passado, as operadoras do Mar do Norte do Reino Unido registaram um montante de $17 biliões em fluxos de caixa, a previsão é que as companhias terão um fluxo de caixa na ordem dos $18 biliões este ano.
Os cortes maciços de custos durante a mais recente retracção da actividade económica global e os altos preços actuais das commodities devem impulsionar a geração de fluxo de caixa das petrolíferas para níveis recordes.
Apesar das boas previsões de ganho a curto prazo na geração de fluxo de caixa, os operadores do Mar do Norte do Reino Unido enfrentam incertezas sobre os planos futuros de desenvolvimento de campo e as obrigações fiscais, sendo que até 12 projectos de petróleo e gás podem ser sancionados pelo governo do Reino Unido em 2022, o que mudaria completamente o plano de longo prazo das companhias, que veem este ano como a última janela de oportunidade para maximizarem os seus lucros.
Sou formado na área de engenharia elétrica de automação e gostaria trabalhar neste projeto