Domingo, Junho 4, 2023
24.8 C
Luanda Province

Players Asiáticos Intensificam os Esforços para Impulsionar o Aumento da Produção Global de Petróleo 

Must read

As empresas asiáticas do upstream estão a intensificar rapidamente os esforços para responderem à  situação global de oferta de petróleo, à medida que os países da região se empenham para garantir a segurança do abastecimento de energia em meio às contínuas tensões geopolíticas relacionadas com a Rússia e a Ucrânia, bem como à postura conservadora da produção da coalizão OPEP+. 

Com várias sanções e bloqueios financeiros proibindo o livre fluxo de petróleo russo e iraniano, além do aumento observado nos cortes de produção da OPEP+, os importadores de petróleo asiáticos se negam a confiar inteiramente nas principais nações produtoras para resolver as condições de oferta apertadas.  

De acordo com alguns traders de petróleo e analistas de mercado de grandes empresas de refino e do upstream asiático, a Ásia, como o maior centro de demanda de energia do mundo, deveria envidar mais esforços no sentido de aumentar o seu grau de influência nas questões de oferta e preços altos. Para esta região, uma faixa ideal de preço do petróleo é vista em torno de $60 a $70/BBL, o que seria justo para os consumidores, refinarias e empresas do upstream.  

As nações do Sudeste Asiático têm registado um alto nível de desempenho, sobretudo em 2022, iso em termos de novas descobertas e produção a montante, com o Vietnam iniciando recentemente uma nova produção das suas áreas de desenvolvimento no sul. No início de Novembro, a joint venture Vietnam-Rússia Vietsovpetro produziu o primeiro petróleo da plataforma RC-10 construída no campo de Rong em seu Bloco 09-1 ao sul, com produção inicial dos 2 poços da plataforma atingindo 350 MT/dia de petróleo. 

A Petronas, empresa estatal de petróleo e gás da Malásia, realizou recentemente a sua primeira descoberta de petróleo, no poço 4-BRSA-1386D-RJS, na prolífica Bacia de Santos, no pré-sal do Brasil. O poço foi perfurado a uma profundidade de água de cerca de 2.000 metros e a coluna líquida de óleo encontrada é uma das mais espessas já registadas no Brasil. 

Além disso, a estatal Korea National Oil Corp. da Coreia do Sul e a PTTEP da Tailândia estão totalmente comprometidas em fornecer a maior parte ou toda a sua produção de petróleo de projectos upstream do Médio Oriente para as suas respectivas refinarias domésticas, em vez de negociar os barris no mercado internacional.

- Publicidade -

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes