O primeiro navio-sonda de 8ª geração recém-construído, o Deepwater Atlas, foi entregue em Singapura para a empresa americana Transocean, uma empresa americana especializada em perfuração offshore.
O Deepwater Atlas de 238 metros de comprimento é o 1º de dois navios-sonda de perfuração em águas ultraprofundas construídos para a gigante de perfuração cotada em Nova York. A unidade será utilizada no projecto Shenandoah da Beacon Offshore Energy no Golfo do México dos EUA, com o início das operações previsto para o 4º trimestre de 2022.
O segundo navio-sonda, o Deepwater Titan, foi contratado pela Chevron por um período de 5 anos no valor de $455.000/dia para operar também na região do Golfo do México, sendo que o acordo começa a vigorar a partir do 1º trimestre de 2023. Com base no projecto Jurong Espadon 3T da Sembcorp Marine, as 2 unidades são das mais altas especificações e os únicos navios-sonda do mundo a apresentar capacidades líquidas de içamento de carga de gancho de 3 milhões de libras, sistemas de controle de poço configurados para acomodar operações de perfuração e completação de até 20.000 psi.
O navio-sonda Deepwater Atlas é capaz de operar a 3.657m de profundidade de água e perfurar em profundidades de cerca de 12.200m, o que representa um avanço na indústria com recursos de ponta para proporcionar maior segurança, eficiência e desempenho nas operações. Além disso, o navio-sonda tem capacidade para comportar uma tripulação de 220 pessoas e foi projectado e equipado para optimizar o consumo de combustível e reduzir as emissões com a finalidade de apoiar o compromisso da indústria com a redução da pegada de carbono.
A taxa diária do Deepwater Atlas é de $315.000 até o 3º trimestre de 2023 e após este período, um BOP de 20.000 psi será instalado na unidade a fim de suportar as operações contínuas da Beacon Energy a uma taxa diária de $455.000 durante o primeiro ano a partir do 4º trimestre de 2023.
Os investimentos contínuos da Sembcorp Marine em inovação e desenvolvimento de tecnologia ao longo dos anos permitiram que o grupo atingisse novos patamares na cadeia de valor e adquirisse expertise para desenvolver projectos e soluções líderes do sector.