Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

Must read

Mais Artigos

Produção de Petróleo da Nigéria Abaixo de 1 MBPD

A produção de petróleo da Nigéria caiu para menos de 1 MBPD em Agosto, atingindo um mínimo histórico de 0,972 MBPD pela primeira vez desde 1990, à medida que persistem os problemas com a falta de investimento no sector e os constrangimentos nas linhas de produção de petróleo.  

De acordo com os dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP, após alcançar um alto nível de produção de petróleo de 1,399 MBPD em Janeiro, a Nigéria tem estado a registar quedas sucessivas na produção de crude, sendo que no mês de Maio, Angola ultrapassou este importante país, tornando-se no maior produtor de petróleo em África, com um total de 1,161 MBPD, cerca de 0,137 MBPD acima dos barris produzidos pela Nigéria neste mesmo período.    

O subinvestimento persistente na indústria petrolífera nigeriana e o problema perene do roubo de petróleo dos oleodutos têm estado a atormentar o sector nos últimos anos. As grandes multinacionais que actuam no país deixaram de fazer novos investimentos nos campos nigerianos, tanto que algumas empresas começaram a vender os seus activos por conta dos obstáculos de infraestrutura e as preocupações de segurança nas operações. O roubo de petróleo aumentou para uma média de 108 KBPD no 1º trimestre deste ano e também resultou na declaração de força maior no Terminal Bonny Oil & Gas, uma notável infraestrutura que permite a comercialização, armazenamento e transporte de petróleo na região do Delta do Níger.   

Esta tendência representa uma ameaça existencial para o sector de petróleo e gás e, por extensão, para a economia nigeriana, visto que a receita petrolífera nigeriana referente ao 1º trimestre de 2022 caiu perto de 29% em relação ao montante auferido no 4º trimestre de 2021, e ficou 66,4% abaixo do valor projectado para o corrente ano. Estima-se que a perda em receita esteja avaliada em $1 bilião.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes