A Produção de petróleo bruto de Angola voltou a cair no mês de Junho, atingindo uma média de 1,390 mbpd, estando 44.000 bpd abaixo dos 1,434 mbpd estipulados no OGE 2019.
A queda produção petrolífera angolana abaixo das quantidades orçamentadas tem sido frequente neste ano, uma vez que o mesmo facto aconteceu nos meses de Fevereiro (1,423 mbpd), Março (1,373 mbpd) e Abril (1,392 mbpd).
Durante o 1º semestre de 2019, Angola produziu em média um total de 1,418 mbpd, nível de produção mais baixo dos últimos 13 anos. Angola enfrenta vários constrangimentos devido a manutenção dos seus principais campos petrolíferos, acompanhados de problemas técnicos e operacionais que resultam muitas das vezes em paragens inesperadas.
Dentre os vários factores responsáveis pela queda da produção petrolífera nacional salientam-se a falta de políticas e incentivos para o desenvolvimento dos campos marginais, inexistência de licitações de novos blocos por um período considerável, excesso de burocracia e a maturação dos actuais campos petrolíferos.
O Estado angolano está a trabalhar activamente com as companhias petrolíferas com a finalidade de aumentar a produção, e espera que em 2019 a produção chegue a atingir uma média de 1,48 mbpd.