A major petrolífera QatarEnergy assinou um acordo com a gigante americana ExxonMobil, para exploração de um bloco no offshore do Egipto.
Sob os termos do acordo, que está sujeito a aprovações habituais do governo do local, a QatarEnergy deterá uma participação de 40% no Bloco North Marakia do Mar Mediterrâneo, enquanto a subsidiária da ExxonMobil que será a operadora, terá 60% de participação. O North Marakia Offshore foi concedido à ExxonMobil em 2020 e cobre uma área total de 4.847 km2 em profundidades de água de 1.000 a 2.000m.
Este acordo representa mais um passo importante para estabelecer a presença da QatarEnergy no sector de petróleo e gás da República Árabe do Egipto e na implementação da sua estratégia de crescimento internacional. A QatarEnergy entrou no Egipto após um acordo com a Shell em Dezembro de 2021 para adquirir interesses de trabalho em 2 blocos de exploração offshore no Mar Vermelho, no Egipto.
A QatarEnergy reiterou o prazer de assinar este acordo e trabalhar com um parceiro de longa data, a ExxonMobil, a fim de explorar esta região promissora. A empresa também garante estar satisfeita pela oportunidade de trabalhar com as autoridades locais, em especial o Ministério dos Petróleos e Dos Recursos Minerais do Egipto. O presente acordo sucede a outro realizado em Outubro de 2021, no qual as duas empresas também assinaram um acordo de farm-in para uma licença de exploração no offshore do Canadá.
Além deste, as duas empresas também estão a cooperar nos esforços de exploração no Chipre. Além do Bloco 10, onde um poço de avaliação foi concluído recentemente, a Exxon e a QatarEnergy também são parceiras no Bloco 5 localizado a sudoeste daquela ilha.