Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

Must read

Mais Artigos

Sinopec Faz Grande Descoberta de Gás de Xisto na China

A 2ª maior empresa de energia da China, Sinopec, fez uma descoberta significativa de gás de xisto na bacia de Sichuan, abrindo caminho para estabelecer a produção de gás no sudoeste da China em 100 Mm3 /ano.   

O poço de avaliação Jinshi-103 perfurado na cidade de Leshan a uma profundidade projectada de 3.920 metros, conta com uma produção diária de 258.600 m3 e uma capacidade de recursos avaliada em 387,8 Bm3.  O resultado exploratório bem sucedido é a primeira descoberta na Formação Cambrian Qiongzhusi e representa um grande avanço para a exploração de gás de xisto da China. A descoberta expandiu expressivamente as reservas de gás de xisto e promoverá ainda mais a exploração e produção de gás de xisto na Bacia de Sichuan, ajudando a alcançar novas formações.  

Estima-se que as reservas de gás de xisto descobertas no local atinjam mais de 1 trilhão de m3, o que apoia o plano de construção de uma reserva nacional de gás natural de xisto com 100 Bm3 de capacidade no Sichuan e na região de Chongqing.  

No entanto, esta é a 2ª descoberta de gás de xisto na bacia de Sichuan que a Sinopec anunciou desde Julho, quando revelou que o poço de descoberta Xinye-1 perfurado na estrutura de Xinchang fluiu a uma taxa diária de 530.000 m3 durante os testes. A Bacia de Sichuan é composta por duas formações principais, Longmaxi e Qiongzhusi. A primeira tem visto exploração e produção significativas, incluindo o primeiro campo de gás de xisto profundo da China, Weirong, enquanto a formação Qiongzhusi possui o maior potencial para exploração futura.  

A Sinopec já é a maior produtora de gás de xisto da China, visto que a produção isolada do campo de gás de xisto de Fuling na bacia de Sichuan no ano passado atingiu 7,2 Bcm, representando 31% da produção total de gás de xisto da China neste período.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes