Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Must read

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

TotalEnergies e Shell Fazem Grandes Investimentos no Offshore do Brasil

As supermajors europeias TotalEnergies e Royal Dutch Shell Plc adquiriram os direitos de exploração e produção de petróleo dos campos offshore Atapu e Sépia no pré-sal brasileiro, já operados pela Petrobras. As duas petrolíferas se juntarão à gigante estatal do petróleo do Brasil, nestes 2 campos principais do pré-sal, o que representa uma grande oportunidade de expansão para o maior produtor de petróleo da América Latina.

A TotalEnergies ganhou participações em ambos os campos de águas profundas, enquanto que a Shell adquiriu apenas participações no campo de Atapu. Os 2 campos comportam um consórcio de empresas, e terão a Petrobras como operadora com um interesse participativo no campo Sépia de 30%, em parceria com a TotalEnergies (28%), Petronas (21%) e a Qatar Petroleum (21%). Para o campo Atapu, o interesse participativo da Petrobras é de 53,50% em parceria com a Shell (25%) e a TotalEnergies (22,50%). 

A Petrobras já actua nos 2 campos e exerceu seus direitos de preferência na aquisição de 30% de participação no campo Sépia, a qual deve pagar um bônus de assinatura de $740 milhões ao governo no início de 2022 pelas participações que adquiriu recentemente. 

Por outro lado, os novos parceiros da Petrobras terão que compensá-la pelos investimentos em exploração feitos até o momento. Os seus parceiros no campo Atapu vão pagar um valor de $3,2 biliões, e a empresa está a negociar o prazo do pagamento dos custos incorridos no campo Sépia.  

A região do pré-sal tem despertado o interesse de muitas empresas de petróleo e gás e impulsionado o crescimento do Brasil nos últimos anos, a presença da TotalEnergies e a Shell prova que o pré-sal é um investimento de longo prazo que tem as condições necessárias e suficientes para continuar a produzir durante o processo de transição energética.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes