Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Must read

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

Upstream da Colômbia com Boas Perspectivas para 2022

As perspectivas de longo prazo para a indústria petrolífera colombiana parecem otimistas, já que as companhias manifestaram interesse em estimular o crescimento da produção e actividade de exploração de petróleo e gás naquele país.  A estatal colombiana de energia, Ecopetrol, pretende aumentar seu investimento no upstream para cerca de $6 biliões, embora ainda não tenha definido a sua previsão de produção para 2022.  

As operadoras de petróleo e gás colombianas enfrentaram muitos problemas ao longo dos últimos 2 anos, primeiro a pandemia da covid-19 que continua a afectar a demanda global por petróleo, e depois, uma onda de instabilidade social e protestos que arruinaram os planos de investimentos no upstream e agravaram ainda mais os problemas da produção do país.

A sorte do sector pode finalmente ter mudado, com vários investidores interessados no potencial petrolífero colombiano e os esforços do governo em conter o surgimento de novos conflitos políticos e civis.

No 3º trimestre de 2021, a NOC colombiana atingiu uma produção de 684.000 bpd, um aumento de 23.940 bpd (3,5%) em relação ao trimestre anterior. O portfólio da empresa foi fortemente impactado por protestos nacionais durante a 1ª metade do ano, especialmente no campo de Castilla, fazendo com que a produção média de 2021 fosse revisada para baixo em cerca de 30.000 bpd. A empresa espera alcançar uma produção de 700.000 bpd no 4º trimestre de 2021, um incremento de 16.000 bpd (2%) em comparação ao 3º trimestre e também direcionar cerca de $12 biliões para o desenvolvimento do upstream nos próximos 3 anos.

A Ecopetrol prevê um crescimento da produção em torno de 6% no corrente ano e um fluxo de caixa livre de $90-140 milhões caso  a média do Brent continue acima dos $65/bbl.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes