Sábado, Novembro 26, 2022

Must read

Mais Artigos

Wintershall Dea Faz Descoberta Significativa no Prospecto Dvalin North

A petrolífera alemã Winterhsall Dea Norge AS encontrou grandes volumes de gás não-associado, condensado e petróleo no prospecto Dvalin North na área de Haltenbanken do Mar da Noruega e deverá considerar a realização de um tieback com as áreas já em desenvolvimento.

O poço foi perfurado pela sonda Deepsea Aberdeen, em uma lâmina de água de 450m e atingiu uma profundidade total de 5.000m, tendo como objetivo inicial confirmar a presença de petróleo nas rochas reservatório do Jurássico Médio, na formação de Garn,  já o secundário  foi de provar a presença de petróleo nos dois níveis de reservatório do Cretáceo Superior, nas formações Lysing e Lange.

Durante a perfuração, foi descoberta uma coluna de gás de 85m na formação Garn, dos quais até 60m consiste em uma caracterização de arenito moderado e de má qualidade. O conctato água/gás não foi encontrado e a estimativa inicial da descoberta ronda entre os 5 a 11 milhões de m3 STD.

Em seguimento, no primeiro alvo de exploração secundária, foi encontrada uma coluna de gás condensado de 33m na parte superior da formação Lysing, o contacto gás/água foi encontrado a cerca de 3m abaixo da lâmina de água,  e consoante os dados de exploração  foram descobertos cerca de 3 a 5 milhões de m3 STD.

Quanto à formação Lange, foram encontrados 4 intervalos de arenito com petróleo,  em que os dois intervalos superiores possuem colunas de gás entre 24-48m, e os inferiores entre 23-19m. Nestes intervalos não foram comprovados quaisquer contactos gás/água,  petróleo/água, respectivamente  e consoante os cálculos preliminares fez-se uma descoberta entre 3 a 9 milhões de m3 STD.

Dvalin North é o primeiro de um programa de avaliação e exploração de dois poços na área de Haltenbanken, na qual não foi realizada uma avaliação de formação, em contrapartida foi feita  uma aquisição extensa de dados geofísicos. 

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Recentes